União Europeia e Croácia decidem apoiar adversário de brasileiro na OMC

06/05/2013 - 18h04

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Após um dia de consultas, sem consenso, a União Europeia e a Croácia, totalizando 28 votos, decidiram hoje (6) apoiar o candidato mexicano Herminio Blanco, de 62 anos, que disputa o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) com o embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos. Apesar da decisão de votar em bloco dos europeus e croatas, os negociadores brasileiros mantêm o otimismo.

Segundo os articuladores da candidatura do brasileiro, é possível manter o otimismo porque a definição da eleição não depende apenas do mínimo de 80 votos favoráveis em um total de 159. É necessário negociar um acordo que agrade a maioria, eliminando o máximo o índice de rejeição. O acordo é costurado pela chamada Troika – Canadá, Suécia e Paquistão.

O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse que as informações que dispõe permitem ter confiança na vitória de Azevêdo. “[As informações que eu tenho] são de hoje. Mas aí eu quero insistir: não quero transformar informação positiva em um prognóstico”, disse.

Na eleição da OMC, cada um dos 159 países que integra o órgão vota no nome de sua preferência. A escolha é feita em três etapas. Inicialmente, havia nove nomes e todos os candidatos concorreram. Na segunda etapa, encerrada no dia 25, ficaram cinco candidatos. Na última fase são apenas dois na disputa.

Amanhã (7) os candidatos serão informados, não oficialmente, sobre quem é o vitorioso,mas o resultado oficial só será divulgado no dia 8. O novo diretor-geral da OMC tomará posse em 31 de agosto, substituindo o francês Pascal Lamy. Nos últimos dias, a presidenta Dilma Rousseff pessoalmente telefonou para vários líderes políticos, enquanto o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, conversou com chanceleres de vários países em busca de apoio para Azevêdo.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil