EUA estão empenhados em defender Japão de um ataque da Coreia do Norte

14/04/2013 - 13h25

Da Agência Lusa e da BBC Brasil

Brasília – O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, disse hoje (14) que o país está empenhado em defender o Japão da Coreia do Norte. O representante dos EUA chegou a Tóquio após visitar a Coreia do Sul e a China. Kerry faz um giro pela Ásia para angariar apoio em meio às ameaças da Coreia do Norte de atacar a Coreia do Sul e as bases norte-americanas na região.

“Os Estados Unidos estão completamente empenhados na defesa do Japão”, disse Kerry durante coletiva de imprensa ao lado do ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Fumio Kishida, perante a expectativa de lançamento de um míssil pela Coreia do Norte. O secretário norte-americano, no entanto, insistiu que é necessária uma “resolução pacífica” para a situação.

O Japão está dentro da área de alcance dos mísseis norte-coreanos e por isso o país vem tomando precauções. No sábado, a Agência Nacional de Notícias da Coreia (KCNA) sinalizou que qualquer tentativa do Japão de abater os mísseis norte-coreanos resultaria em guerra.

Entre outras medidas, os japoneses instalaram um sistema americano antimísseis ao redor de Tóquio e enviaram dois navios de guerra para o mar do Japão, com ordens para abater foguetes e mísseis disparados contra o país.