Inclusão social e erradicação da pobreza são prioridades no Peru, diz presidente

08/04/2013 - 6h58

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em visita à China, o presidente do Peru, Ollanta Humala, destacou que suas prioridades no governo são a inclusão social e econômica, além da erradicação da pobreza. Em discurso ontem (7), Humala disse que está comprometido com uma política de investimentos direcionada ao  desenvolvimento econômico e social. O presidente participou do seminário América Latina: Transformação do Novo Mundo. Segundo ele, houve investimentos expressivos em programas de saneamento, saúde e sociais.

Durante a viagem, o presidente do Peru firmou acordo de parceria estratégica e de livre comércio. Humala se reuniu com o presidente da China, Xi Jinping, e ressaltou que as relações bilaterais são excelentes.

"Nosso investimento social está voltado principalmente para incorporar as populações desfavorecidas. Visamos à geração de riqueza e de empregos dignos, por intermédio da modernização e diversificação da nossa produção, promovendo a inovação local, o apoio à capacidade de construção e o fornecimento de ferramentas para  maior competitividade, por meio de programas como o Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento Social", disse o presidente.

Humala acrescentou que ampliou o orçamento para projetos relativos aos serviços básicos nas  áreas urbanas e rurais. Ele lembrou que durante seu governo foi criado o Ministério do Desenvolvimento e da Inclusão Social. "Temos criado e expandido uma série de programas em vários setores para melhorar a eficiência e dar mais atenção aos mais necessitados”.

O presidente disse também que o governo incentiva a concessão de bolsas de estudo, pois os investimentos em ciência,  tecnologia e inovação estão entre as prioridades de sua gestão. "É por isso que estamos promovendo parcerias com os governos da Ásia, em nível superior, na área de centros de excelência para orientação e troca de conhecimento, por meio de bolsas de estudo e oportunidades de treinamento".

Segundo Humala, o desenvolvimento sustentável depende do crescimento econômico com inclusão social, garantindo o uso responsável dos recursos naturais, em especial da água, assegurando a proteção ambiental e o respeito pelos direitos das comunidades, como as que atuam nas indústrias extrativa e de mineração.

*Com informações da agência pública de notícias do Peru, Andina.

Edição: Graça Adjuto