Deputados federais visitam Petrópolis e Niterói para avaliar prevenção e resposta a desastres

26/03/2013 - 13h26

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Deputados federais da comissão externa da Câmara começam hoje (26) a visitar áreas do estado atingidas por desastres naturais, começando por Petrópolis, onde 33 pessoas morreram na semana passada após temporais que causaram deslizamentos e enchentes.

A partir da visita, que teve início de manhã pela Defesa Civil da cidade e deve incluir um sobrevoo na região, os parlamentares pretendem elaborar um relatório que analise as medidas de prevenção e de resposta aos desastres, e aponte sugestões para todas as cidades do país que são sujeitas ao mesmo tipo de fenômeno natural.

Coordenador do grupo e relator da análise, Sarney Filho (PV-MA) diz que o trabalho não visa à punição dos responsáveis pelas mortes, mas a colaborar: "Não é uma CPI [comissão parlamentar de inquérito, não queremos punir ninguém. Mas, é evidente que, na descrição dos casos, se houver descaso e negligência, serão apontados. Nosso intuito não é a punição, é a colaboração para que não se repitam mais. Para que essas ações possam ser referência para outros estados e regiões do estado".

A comissão também visitará Niterói nesta semana e planeja realizar audiências públicas para ouvir autoridades, como o governador do Rio, Sérgio Cabral, e prefeitos dos municípios afetados. Estudos relacionados ao tema e relatórios já produzidos na CPI da Assembleia Legislativa do Rio também serão consultados. Segundo Sarney Filho, não será estipulado um prazo para o relatório, que não será "midiático", mas o material deve ficar pronto em dois meses.

Além de avaliar que as medidas de prevenção não foram tomadas, o deputado do Maranhão relaciona os recorrentes desastres da região serrana ao aquecimento global: "Não é de hoje que a gente tem alertado sobre as mudanças climáticas e os efeitos que os eventos extremos podem gerar, aqui na serra fluminense a coisa está se agravando. As precipitações em um curto período de tempo estão muito maiores".

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil