Governo da Síria se propõe a negociar com a oposição desde que no território do país

14/02/2013 - 8h27

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo do presidente da Síria, Bashar Al Assad, indicou que aceita dialogar com a oposição, desde que as conversas ocorram em território sírio. “As portas de Damasco [capital síria] estão abertas a um diálogo no território sírio com a oposição do interior e exterior do país”, informou, em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do país.

O texto, divulgado pela agência pública de notícias da Síria, a Sana, indica que as negociações devem ser baseadas “no programa para uma solução política que o governo sírio adotou e já começou” a implementar. A crise na Síria completa dois anos em março. A estimativa é que mais de 60 mil pessoas tenham morrido nos confrontos, inclusive crianças e mulheres.

O ministro para a Reconciliação Nacional, Ali Haidar, disse que o diálogo nacional deve ocorrer em território sírio e sob a supervisão do país. Haidar acrescentou que o governo está disposto a dialogar com a oposição, se ela abandonar as armas, sem apresentar quaisquer outras condições para o início das negociações.

Em 30 de janeiro, o líder da Coligação Nacional das Forças da Revolução e Oposição Sírias, Muaz Al Jatib, apresentou um plano propondo o começo das negociações com o vice-presidente sírio, Faruq Al Shara. Na proposta, ele sugere o fim do governo Assad.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade