Patriota encontra-se com representante da ONU para discutir Haiti

11/02/2013 - 19h35

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, encontrou-se hoje (11) em Boston, nos Estados Unidos, com o enviado especial das Nações Unidas para o Haiti, Paul Farmer. De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, os dois discutiram a melhoria e a continuidade da ajuda internacional ao país.

Patriota faz ainda hoje palestra na Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard, e depois segue para Nova York, onde participa amanhã (12) de encontro do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir a proteção de civis em conflitos armados.

A política externa brasileira tem forte presença no país centro-americano. O Brasil comanda a missão de pacificação da Organização das Nações Unidas (ONU) na região desde a sua criação em 2004. Além disso, integra o comitê diretor do Fundo de Reconstrução do Haiti, ao qual já fez doações financeiras. De acordo com as Nações Unidas, no total  foram realizados desembolsos de US$ 3,01 bilhões para o país em 2012.

Segundo a assessoria de imprensa, a posição do Itamaraty com relação à situação política do Haiti é que "observam-se avanços institucionais, mas há consciência dos desafios". A comunidade internacional está preocupada com o quadro eleitoral haitiano. Em janeiro, Mariano Férnandez,  representante especial do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon para o Haiti, divulgou declaração à imprensa a respeito da premência de realizar as próximas eleições legislativas, locais e municipais no país.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.