Cidade no Norte do Mali vira palco de disputa entre grupos extremistas e forças leais ao governo

10/02/2013 - 15h27

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Mali (África) viveu hoje (10) mais um dia de confrontos armados. Integrantes de grupos extremistas islâmicos entraram em confronto com militares leais ao governo, na região de Gao, no Norte do país. Os conflitos ocorrem após um atentado a bomba ontem (9) à noite, na região, próximo ao posto de controle policial. Não houve policiais mortos, mas um policial ficou ferido e a estada foi fechada.

O Movimento para a Unidade e Jihad na África Ocidental (Mujao), um dos grupos armados que ocupavam o Norte do Mali desde o golpe de Estado em março de 2012, assumiu a autoria do atentado.

Três minas também foram descobertas na região. Segundo as autoridades, elas serão detonadas de forma controlada. Gao virou alvo de disputa com a entrada dos militares franceses no Mali, em 11 de janeiro, com o apoio do Exército do país e tropas africanas.

O Mali, na África, faz fronteira com oito países e está entre os mais pobres da região. Dos cerca de 12 milhões de habitantes, mais da metade vive abaixo da linha da pobreza. Incertezas políticas e histórico de golpes de Estado fazem parte do cotidiano do Mali. Nos últimos anos, a instabilidade aumentou com a ação de grupos extremistas islâmicos que tentam combater o governo do país.

Os grupos extremistas islâmicos, que representam três comandos distintos, ocupam o Norte do Mali, enquanto o governo tem o controle do Sul do país. A população se queixa da insegurança e das pressões por parte dos extremistas que aplicam a sharia, que é a aplição dos preceitos islâmicos no cotidiano.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil