Presidente do Conselho Europeu diz que bloco econômico não está mais sob ameaça

24/01/2013 - 16h58

Luciene Cruz e Danilo Macedo
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, disse estar mais otimista em relação à situação econômica da União Europeia. “Hoje estamos em melhores condições para lidar com choques experimentados durante crise. Estamos reformando nossas economias, a fim de aproximar nossas políticas econômicas e orçamentárias. A zona do euro não se encontra mais sob ameaça”, comentou hoje (24), em pronunciamento após a 6ª Cúpula Brasil-União Europeia.

Rompuy destacou ainda que, no momento, o desafio europeu é “acelerar” o crescimento econômico e aquecer o mercado de trabalho. “Ainda vai levar algum tempo para ver efeitos positivos no desemprego, mas queremos acelerar a recuperação e a curva do emprego. No mundo globalizado, se queremos manter a competitividade, não podemos nos dar o luxo de afrouxar as rédeas”, comentou.

Em relação às parcerias comerciais com o Brasil, Rompuy ressaltou que os “vínculos econômicos e comerciais continuam extremamente sólidos. “A reunião de cúpula foi marcada pela ambição, em matéria de economia e comércio, de confiança entre as duas partes. O Brasil não é só um parceiro estratégico, é também um amigo”, afirmou.

A presidenta Dilma Rousseff, em seu pronunciamento, também ressaltou o grande número de empresas europeias que investem no Brasil. “É uma relação estratégica para o Brasil a existência de um grande número de empresas de origem europeia que dá sustentação ao crescimento do país, que gera empregos, inovação e tecnologia”, destacou.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil