Ex-moradores fazem ato para lembrar um ano de ação de despejo no Pinheirinho

22/01/2013 - 20h39

Daniel Mello*
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Ex-moradores do Pinheirinho fazem na noite hoje (22) um ato para lembrar um ano do despejo das cerca de 1,5 mil famílias que viviam no bairro, em São José dos Campos, interior paulista. Líderes do movimento de ocupação iniciaram a manifestação com discursos no ginásio de esportes que fica ao lado do terreno de  1,3 milhão de metros quadrados.

As famílias, que até hoje recebem auxílio-aluguel da prefeitura da cidade, foram retiradas da área em que viviam desde 2004 em cumprimento a uma ação de reintegração de posse pedida pela massa falida da Selecta Comércio e Indústria.

As pessoas afetadas moveram ao menos 1.042 ações de danos morais e materiais contra o estado, a prefeitura e a massa falida da Selecta. Os ex-moradores alegam destruição de pertences, morte de animais, além de agressões, xingamentos e humilhações.

Segundo a prefeitura de São José dos Campos, não há prazo para encerrar o pagamento do auxílio-aluguel de R$ 500. A prefeitura e o governo do estado de São Paulo negociam a construção de um conjunto habitacional, em convênio com a Caixa Econômica Federal, para abrigar as pessoas que moravam no Pinheirinho.

* Colaborou Vanessa Casalino da TV Brasil

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.