França diz que ação no Mali representa reconquista total do país

21/01/2013 - 8h00

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian, disse que a ação promovida no Mali (África) representa a "reconquista total" do país. Ele acrescentou que as Forças Armadas da França não vão deixar que se mantenham como "áreas de resistência". Segundo ele, o objetivo do governo francês é que as forças africanas assumam o papel de comando nas operações.

"Se for necessário, as forças africanas podem solicitar o apoio das forças francesas quando chegarem a Timbuktu [principal cidade do Norte do Mali que representa a capital dos grupos extremistas islâmicos]", disse o ministro.

Le Drian destacou que as missões militares francesas tentam impedir o avanço dos grupos extremistas islâmicos com ações aéreas e terrestres. Os grupos extremistas islâmicos, que representam três comandos distintos, ocupam o Norte do Mali, enquanto o governo tem o controle do Sul. A população se queixa da insegurança e das pressões por parte dos extremistas que adotam a sharia, a aplição dos preceitos islâmicos no cotidiano.

Edição: Graça Adjuto

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal Lusa.