Começa despedida popular a Oscar Niemeyer

06/12/2012 - 17h46

Mariana Jungmann e Luana Lourenço
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Os brasilienses já começam a fazer a última despedida do corpo de Oscar Niemeyer na capital federal. O velório foi aberto ao público por volta das 16h30, logo após o fim das homenagens de autoridades e parentes, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

A presidenta Dilma Rousseff e a viúva Vera Lúcia, além de outros parentes do arquiteto, receberam o corpo. Niemeyer subiu a rampa do Palácio do Planalto nos braços de cadetes da Polícia Militar do Distrito Federal e ladeado por 48 integrantes dos Dragões da Independência, às 15h50.

As pessoas que esperavam para a despedida na Praça dos Três Poderes aplaudiram o arquiteto, assim como governadores, ministros e outras autoridades presentes no Salão Nobre. Em seguida, se fez um minuto de silêncio pela memória de Oscar Niemeyer. Os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, foram os primeiros a se aproximar do caixão e a oferecer pêsames à família.

Antes de chegar ao Palácio do Planalto, Niemeyer recebeu uma salva de 21 tiros na Base Aérea de Brasília. Até chegar ao local do velório, o corpo desfilou em carro aberto pelo Eixo Rodoviário, principal avenida de Brasília. No caminho, várias pessoas paravam os carros para aplaudir e prestar a última homenagem àquele que é considerado um dos principais responsáveis pela criação de Brasília. “É uma homenagem que a sua filha faz a ele. A filha Brasília”, definiu o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

A presidenta Dilma Rousseff permaneceu por cerca de 20 minutos no salão onde ocorre o velório. Ela ofereceu a sala de audiências do Palácio do Planalto para que a família possa se recolher quando achar conveniente, uma vez que a viúva Vera Lúcia se mostrou muito emocionada em alguns momentos.

A previsão é que o velório aconteça até as 20h, mas a homenagem pode ser encerrada antes, se a família desejar. Oscar Niemeyer é a terceira pessoa a ser velada no Palácio do Planalto. Antes dele, apenas o ex-presidente Tancredo Neves e o ex-vice-presidente José Alencar tiveram a última despedida no local.

Veja aqui galeria com imagens das principais obras de Niemeyer.

Edição: Davi Oliveira