Exército de Israel mantém ofensiva na Faixa de Gaza

20/11/2012 - 6h56

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Tropas do Exército de Israel estão de prontidão em toda a região da Faixa de Gaza e mais uma ofensiva foi registrada durante a madrugada de hoje (20). Os bombardeios, segundo relatos, têm como alvo os túneis que existem na área. Porém, há informações de que casas e prédios foram atingidos. Os militares israelenses alegam que são locais nos quais havia integrantes do grupo terrorista Hamas. Do lado palestino, são registradas 107 mortes.

A ofensiva completa nesta terça-feira o sétimo dia. A Faixa de Gaza tem apenas 41 quilômetros de extensão e de 6 a 10 quilômetros de largura. A região é considerada uma das mais povoadas no mundo. No local, vivem os palestinos. Nas redondezas há colônias israelenses. A região é permanentemente tensa.  

Apenas em uma casa quatro pessoas da mesma família morreram, em Beit Lahiya, no Norte de Gaza. As mortes de Fouad Hiyazi, dos dois filhos – Suhahib, de 2 anos, e Mohamad, de 4 - e da mulher dele, Amna, além de 13 feridos, causou comoção entre os palestinos.
 
Um bombardeio na área de Rafah, na fronteira com o Egito, matou dois irmãos, Ahmad Tawfiq e Muhamed Al Nasara, de 17 e 15 anos, e provocou ferimentos em 14 pessoas, das quais duas estão em estado grave.

Há informações também de que o Banco Islâmico Nacional de Gaza, que é utilizado pelo governo para o pagamento dos salários de 35 mil funcionários públicos, também foi atingido por bombardeios. As informações sobre mortos e feridos do lado palestino são fornecidas pelo porta-voz para a área de Saúde do Hamaz, Ashraf Al Qedra.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto//A matéria foi corrigida às 17h46, do dia 22/11/2012, no segundo parágrafo. A Faixa de Gaza tem de 6 a 10 quilômetros de largura, e não metros como dizia o texto