Ideli diz que presidenta deve usar todo o prazo para analisar projeto de royalties

13/11/2012 - 19h26

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse hoje (13) que a presidenta Dilma Rousseff deve usar todo o prazo disponível para analisar o projeto que redistribui os royalties do petróleo. A ministra destacou que essa é uma questão “estratégica” e também citou o risco de o caso ser judicializado.

“Ela [a presidenta Dilma] vai analisar com exaustão, até porque essa questão dos royalties é estratégica para o país. A questão da partilha, dos novos leilões que vão ocorrer no ano que vem, o risco da judicialização de todo esse processo, portanto, a presidenta deve fazer uso de todo o tempo”, disse Ideli a jornalistas após participar de reunião com prefeitos.

A presidenta Dilma tem até o próximo dia 30 para decidir se vetará o texto de forma total ou parcial ou ainda se sancionará o projeto sem mudanças. Ao se manifestar sobre o assunto, a presidenta disse que fará uma “análise exaustiva” do texto.

O projeto sobre a redistribuição de royalties aprovado na Câmara na última terça-feira (6) não era a proposta do Executivo e deixou de fora a previsão de repasse de 100% dos recursos oriundos da exploração de petróleo de poços que serão licitados para a educação, como queria o governo. A presidenta Dilma também defendia a manutenção dos atuais contratos de exploração do regime de concessão para preservar os ganhos dos estados produtores.

 

Edição: Aécio Amado