Dilma e mais quatro líderes políticos participam pela primeira vez da Cúpula Ibero-Americana

13/11/2012 - 9h02

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A 22ª Cúpula Ibero-Americana dos Chefes de Estado e de Governo, em Cádiz, na Espanha, a partir do dia 16, marcará a estreia de cinco líderes políticos. Um deles é o anfitrião da cúpula, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy. Além de Rajoy, também participam pela primeira vez a presidenta Dilma Rousseff e os presidentes de Honduras, Porfirio Pepe Lobo, da  Guatemala, Otto Pérez Molina, e República Dominicana, Danilo Medina.

A cúpula é formada por 22 países. Os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, de Cuba, Raúl Castro, da Venezuela, Hugo Chávez, e do Paraguai, Federico Franco, informaram que não participarão das reuniões.

O Paraguai está suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) há cinco meses e Franco disse aos organizadores que quer evitar constrangimentos. A previsão é que o fim da suspensão ocorra em abril de 2013, quando haverá eleições presidenciais no Paraguai. A suspensão foi definida porque os líderes regionais consideraram que houve rompimento da ordem democrática em decorrência da forma como foi conduzido o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo em junho deste ano.

Os veteranos são o rei espanhol Juan Carlos e o atual secretário-geral da cúpula, Enrique Iglesias, que participaram de todas as reuniões, assim como o presidente de Portugal, Cavaco Silva, e o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega. Durante a cúpula ocorrerá também a despedida do presidente do México, Felipe Calderón, que deixa o governo.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto