Sandy deixa cenário de destruição em várias partes de Nova York

30/10/2012 - 22h39

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – A passagem do Furacão Sandy por Nova York, nos Estados Unidos, deixou hoje (30) um cenário de destruição em várias partes da cidade. Na parte sul de Manhattan, as ruas ficaram desertas, sem energia e vários serviços públicos desativados, como a limpeza urbana. Em um rápido passeio, era possível observar lixo e objetos espalhados por todos os lados. Em Wall Street, homens com geradores trabalham para retirar a água que inunda as vias. As autoridades estimam que o número de danos e vítimas pode aumentar.

Apesar da sua intensidade, o furacão foi rebaixado para a categoria de ciclone pós-tropical, mas assim mesmo teve força para derrubar árvores e galhos. A tempestade, segundo cálculos preliminares, deixou pelo menos 18 mortos em Nova York e mais de 30 em todo o país. "Tragicamente, esse número deve aumentar ainda mais", disse o prefeito Michael Bloomberg.

O sistema de transporte foi interrompido na maior parte da cidade. Algumas linhas de ônibus começaram a ser retomadas apenas na noite de hoje. Mais de 8 milhões de casas em todo o país ficaram sem energia elétrica e mais de 15 mil voos foram cancelados.

"Não há luz em lugar algum, e o céu está em um tom cinza escuro, ainda ameaçador", disse a jornalista Laura Trevelyan que contou ter encontrado as ruas "fantasmagoricamente quietas".
Além da falta de energia em parte da cidade, há estações de metrô e túneis inundados. .

Moradores relataram que várias ruas se transformaram em piscinas, assim como houve explosões em uma subestação de energia. Antes de atingir os Estados Unidos, o Sandy matou pelo menos 50 pessoas no Caribe.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos divulgou que a tempestade se dirigia a Pittsburgh, no estado da Pensilvânia. Há previsão de tempestades, nevascas e enchentes. O centro prevê agora que Sandy siga no fim desta noite para o Noroeste do país e atinja o Canadá amanhã (31).

Durante uma visita a funcionários da Cruz Vermelha, em Washington, o presidente norte-americano, Barack Obama, elogiou o trabalho bastante coordenado das equipes de resgate durante a tragédia e fez um alerta: "A tempestade ainda não terminou."

Obama disse ainda que fará o que for necessário para que os recursos cheguem, sem burocracia, a locais como Newark e New Jersey, onde houve graves cortes de energia. "A América está com vocês", disse o presidente, se dirigindo às pessoas afetadas e as que se preparavam para a passagem da tormenta.
 

 

*Com informações da BBC Brasil - http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/10/121030_sandy_ny_ac.shtml

 

Edição: Aécio Amado