Moradores do Complexo do Alemão recebem capacitação para estimular turismo

24/09/2012 - 15h28

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Jovens e pequenos empreendedores do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, recebem a partir de hoje (24), aulas de inglês e espanhol para capacitação em turismo sustentável. A ação faz parte do Projeto Piloto de Capacitação e de Desenvolvimento Sustentável nas Comunidades Pacificadas, da Secretaria Estadual de Turismo, e tem o objetivo de estimular o setor na região. Além das aulas de inglês e espanhol, os cerca de 200 participantes do projeto aprenderão sobre noções básicas de turismo, atendimento aos visitantes e turismo em base comunitária, entre outros temas. Os jovens atuarão como monitores na área.

De acordo com a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Ceperj), serão capacitados 60 empreendedores em turismo local, 60 em manipulação de alimentos, 30 em gestão de pequenos negócios, além de 60 jovens em monitoria. A Fundação Ceperj prestará ainda consultoria para 75 pessoas. As aulas ocorrerão às segundas e quintas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O coordenador-geral do projeto, Marcos Pereira, explicou que a iniciativa surgiu a partir de um estudo feito com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que identificou um potencial voltado para o setor turístico na comunidade. De acordo com ele, com a inauguração do teleférico em julho deste ano e a implantação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), a comunidade passou a ser visitada por milhares de turistas, principalmente estrangeiros. "A população nacional e mundial visita a comunidade. Não adianta promovermos o teleférico e o Complexo do Alemão. Nós temos que promover, e da mesma forma capacitar, para atender a esse fluxo de turistas", disse.

Segundo Marcos Pereira, o projeto vai abrir oportunidades de empregos para os jovens, já que eles poderão atuar com os empreendedores, além de estimular diversos setores da região. Ele adiantou que outras comunidades como Rocinha, na zona sul e Cidade de Deus, na zona oeste, também receberão o empreendimento. "Na gastronomia, [para] aquele que tem o potencial do churrasquinho, do petisco, teremos em torno de dez a 15 empregos. No artesanato, todos os locais vão fazer parte do roteiro. Manifestações culturais, músicos e poetas da região também serão explorados dentro desse roteiro. Nós vamos tentar puxar toda essa cadeia produtiva para ser capacitada, qualificada, para que serviço seja prestado da melhor maneira possível, ou seja, é o receptivo de qualidade", completou.

Os alunos terão um total de 45 horas de curso, divididas em 30 aulas. Ao todo, haverá quatro turmas de 15 alunos cada, duas de inglês e duas de espanhol. As aulas serão presenciais, nos períodos da manhã e da tarde, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), na comunidade.

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável nas Comunidades Pacificadas é gratuito, incluindo o material didático, tanto para pequenos empresários como para os alunos dos cursos de idiomas. Na aula inaugural, foram entregues kits para cadastros nos seminários de sustentabilidade do turismo em comunidades pacificadas, com três apostilas, camiseta, pasta e bloco de anotações. Além da Fundação Ceperj e do Sebrae, o projeto piloto tem parceria da Faetec e da Associação Comercial Empresarial do Novo Alemão e da Penha (Acenape).
 

Edição: Juliana Andrade