Rio terá quatro anos de críticas e incertezas sobre preparativos para Olimpíadas, diz Tony Blair

28/08/2012 - 18h27

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Brasil vai passar por quatro anos de críticas e incertezas em relação aos preparativos para os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. A afirmação é do ex-ministro britânico, Tony Blair.

Blair ocupava o cargo de primeiro-ministro da Grã-Bretanha no período preparatório para as Olimpíadas de Londres, realizadas há menos de um mês.“Acabei de dizer para [a presidenta] Dilma Rousseff que teve muita crítica, mas o resultado foi excelente e tenho certeza que será brilhante aqui também”, disse.

Mantendo o otimismo sobre os resultados dos esforços brasileiros para receber a competição, Tony Blair afirmou que o Brasil vai superar esta fase de incertezas. “É minha aposta. O Rio de Janeiro é uma cidade fantástica e todos vão querer participar, inclusive eu”, afirmou.

Atualmente, Tony Blair lidera uma organização não governamental (ONG) com atuação em política internacional e consultorias de gestão pública. O Rio de Janeiro tem recebido orientações da equipe de Blair para a preparação dos Jogos Olímpicos de 2016.

Apesar de acompanhar de perto as decisões preparatórias para os Jogos, como investimentos e contratações, o ex-ministro britânico preferiu não se posicionar oficialmente sobre as críticas feitas a estratégias do governo para o evento. Perguntado sobre os problemas, o ex-ministro britânico limitou-se a repetir o alerta: “Vocês passarão pelo mesmo processo que passamos que é muita critica, preocupações e dificuldades”.

Tony Blair está no Brasil, onde participou de um congresso internacional sobre competitividade brasileira. O evento reuniu, em Brasília, especialistas brasileiros e estrangeiros que discutiram soluções para gargalos em áreas como infraestrutura e logística, que afetam a competitividade dos produtos brasileiros no mercado mundial.

Edição: Fábio Massalli