Dois anos depois de tragédia moradores do Morro do Bumba vão receber moradias

21/08/2012 - 20h20

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os moradores do Morro do Bumba, em Niterói, região metropolitana do Rio, vão receber, em setembro, 140 apartamentos construídos próximo ao local da tragédia ocorrida em abril de 2010, quando morreram 56 pessoas e dezenas ficaram desaparecidos. Um deslizamento de terra atingiu a encosta do morro arrastando casas e soterrando famílias.

É o terceiro empreendimento entregue pelo governo do estado às famílias que perderam casas durante as fortes chuvas que atingiram o morro. A primeira ocorreu no final do mês de abril de 2011, com recursos do Programa de Arrendamento Familiar (PAR), da Caixa Econômica Federal. Já a entrega do segundo conjunto habitacional ocorreu no mês seguinte. Os dois beneficiaram 81 famílias.

O condomínio está sendo erguido no local onde funcionava uma garagem de ônibus, desapropriada pela prefeitura. Foram investidos mais de R$ 14 milhões com recursos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) órgão do governo do estado.

De acordo com a prefeitura de Niterói, foram feitas entrevistas para selecionar as famílias beneficiadas com os apartamentos e analisadas por uma comissão formada por membros da Secretaria de Assistência Social do município, Associação de Moradores e procuradoria.

Cada apartamento possui sala, dois quartos, copa/cozinha, banheiro e área de serviço. Seis unidades foram erguidas e adaptadas para abrigar pessoas com deficiência física. As unidades foram equipadas também com caixa d’água, hidrômetro e medidor de energia elétrica. O condomínio tem um parquinho infantil e área de lazer.
 

Edição: Rivadavia Severo