Ministério da Agricultura pode aplicar até R$ 330 milhões para garantir preço mínimo do trigo

17/08/2012 - 19h13

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Como medida preventiva em caso de possíveis quedas no preço do trigo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou que pode aplicar até R$ 330 milhões em leilões públicos de equalização de preços do produto. A portaria interministerial nº 766, que detalha o instrumento de apoio aos produtores, foi publicada hoje (17) no Diário Oficial da União.

Caso o preço de mercado fique abaixo do preço mínimo estabelecido pelo governo, os leilões serão operacionalizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) até a quantidade de 2,5 milhões de toneladas. Segundo o Mapa, serão beneficiados produtores rurais e suas cooperativas.

De acordo com o último levantamento de grãos da Conab, anunciado na semana passada, os produtores brasileiros devem colher 5,3 milhões de toneladas de trigo na safra 2012/2013. A safra é a menor desde o ciclo 2009/2010, quando foram produzidos 5 milhões de toneladas.

O consumo do país é mais do que o dobro dessa quantidade: 10,4 milhões de toneladas. O Brasil importa trigo para complementar a demanda interna principalmente da Argentina.

Edição: Fábio Massalli