Projeto da PUC do Rio tenta buscar na biônica respostas de como alcançar a sustentabilidade

22/06/2012 - 21h09

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Tendo como ponto de partida a disciplina de biônica, do curso de desenho industrial, o professor do Departamento de Desenho da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Fred Gelli, criou com seus alunos o projeto Natureza Responde, que mostra como a natureza pode resolver problemas ligados à sustentabilidade.

O projeto foi abordado por Gelli em palestra durante evento relativo à economia criativa, promovido pelo Ministério da Cultura, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, encerrada hoje (22).

Segundo o professor, a biônica é uma ciência, dentro do desenho, que se propõe a trazer da natureza inspiração “para a gente pensar nos nossos principais desafios e problemas, partindo do princípio que a natureza está aí há 3,8 bilhões de anos, desenvolvendo soluções variadas para problemas muito semelhantes aos que a gente tem hoje, no nosso dia a dia”.

Gelli enfatizou que, na realidade, a natureza sempre serviu de inspiração ao homem para resolver problemas básicos. Como a PUC abrigou eventos importantes relacionados à Rio+20, Gelli teve a ideia de criar uma estratégia para divulgar o trabalho que estava sendo apresentado na conferência da ONU.

Com esse objetivo, convidou oito grupos de alunos de desenho a desenvolver soluções para os principais temas da Rio+20, entre os quais energia, água, construção e transporte, todos sob a perspectiva biônica. “Ou seja, como a natureza pode nos inspirar para pensarmos boas soluções para, por exemplo, acabarmos com o problema do lixo ou da energia”.

Para resolver o problema de coleta de energia solar, por exemplo, o professor explicou que não há inspiração mais poderosa do que olhar o sistema de fotossíntese que uma folha faz. “É 40 vezes mais eficiente do que qualquer célula fotovoltaica que o homem já desenvolveu”, destacou.

A partir da inspiração buscada em organismos diversos encontrados na natureza, os alunos confeccionaram 35 placas, que foram colocadas em lugares variados, no campus da PUC-RJ. Do lado de ninhos de passarinhos, por exemplo, as placas continham a seguinte frase, escrita em letras brancas: “Você quer saber como construir um abrigo resistente a partir de matéria-prima local? Pergunte-me como”. A resposta era dada no site do projeto www.naturezaresponde.com.br.

A repercussão foi tão positiva que Gelli começou a pensar em estender o projeto para toda a população já que, a seu ver, a biônica, ciência com a qual trabalha há 12 anos, pode ajudar o homem a resolver qualquer problema, inclusive no ambiente de negócios. Tanto que ele vem desenvolvendo com a Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) um projeto para entender como a natureza faz “negócios”. “O ecossistema é um grande ambiente de negócios”, disse.

Gelli quer fazer do site do projeto um banco de inspirações para qualquer pessoa interessada em criar algo a partir de organismos da natureza. A natureza, segundo ele, é fonte para a solução de uma série de desafios. “Tudo que ela coloca no mundo é absolutamente sustentável. E a gente pode aprender muito. A gente acredita nisso como uma fonte muito ampla de inspiração”.

Edição: Lana Cristina