Governo e ONU reúnem últimas recomendações da sociedade para chefes de Estado que estarão na Rio+20

06/06/2012 - 17h00

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Com o objetivo de ampliar a participação da sociedade na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o governo e a Organização das Nações Unidas (ONU) colocaram à disposição dos internautas uma plataforma interativa na internet. Quem a acessar poderá escolher 30 recomendações para serem apresentadas a chefes de Estado na conferência.

O objetivo é que a sociedade destaque as prioridades para o desenvolvimento sustentável no planeta. Para colaborar, basta acessar o link http://vote.riodialogues.org/. Na página, estão disponíveis 100 itens em dez áreas: combate à pobreza, resposta às crises econômicas e financeiras, trabalho decente e migrações, produção e consumo, florestas, energia sustentável, além de água, cidades e oceanos.

A lista com as recomendações foi elaborada por especialistas e pela sociedade em debates que contaram com a participação de 10 mil pessoas, no âmbito da plataforma Diálogos da Rio+20, um projeto do governo brasileiro e da ONU.

As sugestões de recomendações estão disponíveis em seis idiomas. Para votar, basta selecionar a recomendação que se deseja fazer e preencher um cadastro rápido. O resultado será anunciado no próprio site, no dia 16 de junho, e será discutido na Rio+20 até o dia 20.

Edição: Lana Cristina