Chuvas continuam na Região Norte; chove também no Nordeste e Sul tem geada

12/05/2012 - 18h40

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As chuvas na Região Norte continuarão ao longo do fim de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região terá, amanhã (13) tempo nublado com pancadas de chuva no Amazonas, Pará, Amapá, em Roraima, no Acre, em Rondônia e no Tocantins, com temperatura estável variando entre 18 graus Celsius (ºC) e 35ºC.

Na segunda-feira (14), a previsão é tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Pará, Amapá, em Roraima, no Acre, em Rondônia e no Tocantins. A temperatura também estará estável, com variação entre 20ºC e 36ºC

Para ajudar os afetados pela enchente na Região Norte, o governo anunciou, no último dia 10, que vai R$ 350 milhões para beneficiar agricultores, comerciantes, prestadores de serviços e setores da indústria prejudicados pelas cheias dos rios. As chuvas na região já deixaram 51 municípios em situação de emergência e afetaram mais de 330 mil pessoas.

O estado mais atingido é o Amazonas, onde 32 municípios tiveram a situação de emergência decretada. A situação de outros dez municípios ainda está em análise pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. No Acre, são nove municípios em situação de emergência; no Pará, oito; e em Rondônia, dois.

Na Região Nordeste, a previsão do Inmet é para um domingo nublado com chuvas isoladas no Maranhão, litoral e norte do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, centro leste da Paraíba, litoral e zona da mata de Pernambuco e na Bahia. As demais áreas deverão ter um Dia das Mães parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas.

Diversos estados do Nordeste enfrentam uma grave estiagem. A falta de chuvas na região deixa 450 municípios em situação de emergência e afeta quase 4 milhões de pessoas. No último dia 10, o governo anunciou investimento de R$ 2,7 bilhões na região em ações para ampliar o fornecimento de água e o apoio ao agricultor. Também foi instituído o Comitê Integrado de Combate à Estiagem.

A Bahia é o estado com o maior número de municípios em situação de emergência: 207. Proporcionalmente, entretanto, a situação é mais grave na Paraíba e no Rio Grande do Norte. No primeiro, 170 dos 223 municípios do estado declararam situação de emergência, e no segundo, 138 cidades sofrem com a seca de um total de 167. Outro estado atingido é o Piauí, com 78 municípios. Em algumas partes da região não chove há três meses.

Para a Região Sul, o Inmet prevê geada para amanhã. No Rio Grande do Sul, a previsão é geada em todas as regiões, exceto no litoral e na capital, Porto Alegre. Também deverá gear no oeste, meio-oeste e planaltos de Santa Catarina, e no sul do Paraná.

Edição: Fábio Massalli