Sistema de bondes de Santa Tereza, no Rio, está em processo de tombamento pelo Iphan

02/04/2012 - 17h56

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou na edição de hoje (2) do Diário Oficial da União o edital de tombamento do sistema de bondes do bairro Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. De acordo com o edital, o tombamento abrange todo o traçado do bonde, desde a estação junto ao Largo da Carioca até o Largo dos Guimarães, e as bifurcações que dali partem em direção ao Largo das Neves e ao ponto conhecido como Dois Irmãos, incluindo o prolongamento até o Silvestre.

O processo de tombamento provisório, que ainda será submetido ao Conselho Consultivo do Iphan, abrange ainda um exemplar do bonde elétrico aberto, representado pelo veículo de número 2. No edital, o Iphan justifica o tombamento pelo “elevado valor histórico e paisagístico” do sistema de bondes de Santa Teresa.

A Superintendência Regional do órgão no Rio informou à Agência Brasil, por meio de sua assessoria de imprensa, que o processo de tombamento não implica a volta ao tráfego dos atuais bondes, retirados de circulação pelo governo do estado, após o acidente ocorrido em agosto do ano passado, deixando seis mortos e mais de 50 feridos. O governo fluminense está investindo R$ 110 milhões no projeto de revitalização do sistema, que inclui a modernização das estações, da sinalização, recuperação dos trilhos e a compra de 14 novos bondes.

Edição: Fábio Massalli