BC permite que bancos usem sistema próprio para classificar risco de crédito

08/03/2012 - 21h07

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A partir de agora, as instituições financeiras podem usar seus próprios sistemas para determinar a parcela interna de risco de crédito, de acordo com os ativos financeiros. Autorização nesse sentido, aprovada hoje (8) pela diretoria do Banco Central, diz que o uso de sistemas internos depende de permissão prévia da autoridade monetária. Mas ressalta que a autorização será cancelada se o banco não atender aos requisitos e procedimentos estabelecidos pelo BC e os valores calculados não refletirem adequadamente o risco de crédito.

De acordo com circular do BC, a utilização de sistema interno próprio permite que a exigência de capital regulamentar reflita diretamente as características das instituições financeiras, as exposições de balanço, o histórico de perdas e, principalmente, a qualidade dos controles internos e da gestão de riscos.

Além disso, o BC recomenda que o sistema interno considere situações de estresse bancário e de retração econômica para uma avaliação mais adequada do perfil de risco da instituição financeira.

Edição: Vinicius Doria