Nível do Rio Acre chega a 17,57 metros

25/02/2012 - 11h20

Da Agência Brasil


Brasília – O Rio Acre atingiu, na última medição realizada em Rio Branco, a cota de 17,57 metros (m), ficando 3,56m acima da cota de transbordamento (14m) e 1 centímetro (cm) acima do resultado anterior. A última coleta de informações sobre o nível do rio foi realizada ontem (24) às 21h. Na capital acriana, a enchente já chegou a 22.369 imóveis, atingindo em torno de 89.476 pessoas. A maioria delas está em casa de parentes e amigos.

A Defesa Civil do Acre estima que mais de 117 mil pessoas foram atingidas pelas cheias. Estão desabrigadas famílias nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa, Manoel Urbano e Sena Madureira. Os transbordamentos começam a atingir também o município de Cruzeiro do Sul.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, sobrevoou ontem (24) as áreas mais afetadas e fez uma avaliação dos estragos causados pela chuva. Segundo ele, a visita representava "um esforço de guerra" para garantir assistência à população do estado. Bezerra destacou que o governo federal autorizou o repasse de R$ 2 milhões para prefeitura de Rio Branco e de R$ 3 milhões para o estado e disse que mais recursos podem ser liberados.

Edição: Nádia Franco//Matéria alterada às 15h02 para correção de informação na segunda linha do primeiro parágrafo: o correto é 1cm acima do resultado anterior, e não 1m, como foi publicado