Grupo Amigos da Síria reúne-se para discutir situação do governo Assad

21/02/2012 - 11h17

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os países que formam o Grupo dos Amigos da Síria vão se reunir sexta-feira (24) em Túnis, capital da Tunísia, para discutir a situação envolvendo o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad. O governo da Rússia informou que não participará das discussões. O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Alexandre Lukachevitch, disse que os russos não foram convidados.

O Grupo dos Amigos da Síria é formado pela Liga Árabe (composta por 23 nações), a União Europeia (integrada por 27 países), alguns países da Organização da Conferência Islâmica, além dos Estados Unidos, do Brasil e da Índia – que são observadores na Liga Árabe.

Para os russos, a reunião de sexta-feira ocorrerá sem o consentimento do governo Assad e com o apoio da oposição ao regime. “De acordo com as informações que temos, está sendo preparado um documento, sem o conhecimento do restante dos convidados, quando será pedido apenas que o assinem", disse o porta-voz russo. "Tendo em conta essas circunstâncias, não vemos possibilidade de participar do encontro", acrescentou.

Os conflitos na Síria duram quase um ano. Nesse período, cerca de 7 mil pessoas, a maioria civis, morreram. Há denúncias de violações de direitos humanos, como torturas, inclusive contra mulheres e crianças, violência sexual, prisões e assassinatos. O governo Assad nega as acusações, informando que atua contra grupos terroristas.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto