Governador do Rio quer profissionalizar escolas de samba

21/02/2012 - 12h28

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O governador do Rio, Sérgio Cabral, disse nessa segunda-feira (20), no segundo dia de desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, que pretende profissionalizar as escolas de samba. Para ele, é preciso, cada vez mais, tirar patronos e dar às escolas um sentido mais profissional. "A gestão econômica e administrativa tem que ser profissional, para não ficar dependendo de alguém ligado a uma atividade ilegal. Que a escola seja autossuficiente o ano inteiro e possa sair do controle de quem quer que seja - bicheiros ou milicianos, qualquer agente ilegal que esteja dominando a escola", acrescentou o governador.

Segundo Cabral, antigamente o jogo do bicho era visto de maneira romântica, mas provou envolvimento com outras atividades ilícitas. “É a ilegalidade em cima da ilegalidade. O romantismo acabou há muito tempo”. O governador disse ainda que o Poder Público pode ajudar as escolas na reforma das quadras para gerar eventos e receber artistas.

Sobre a venda do terreno do Quartel-General da Polícia Militar, divulgada por ele no dia anterior, Cabral disse que o valor negociado com a Petrobras, interessada em construir ali um novo prédio, gira em torno de R$ 400 milhões, recursos que o governo aplicará na área da segurança. Com a concretização do negócio, o comando da PM será transferido para o quartel do Batalhão de Choque, ao lado do Sambódromo.

Edição: Graça Adjuto