Projeto de formação de mão de obra na região do Comperj tem início com curso na área de saúde

06/02/2012 - 14h57

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro – Começaram hoje (6) as aulas dos primeiros dois cursos do projeto Promotores da Vida para 40 moradores do Rio de Janeiro em vulnerabilidade social. Durante três meses, 20 alunos terão aulas de formação de auxiliar técnico de biotério (auxiliar de veterinária) e 20 de auxiliar técnico de laboratório. Criado pelo Instituto Vital Brazil, laboratório ligado à Secretaria Estadual de Saúde, o projeto tem patrocínio da Petrobras de cerca de R$ 2 milhões e vai oferecer 720 vagas em diferentes áreas da saúde até dezembro de 2013. A iniciativa vai beneficiar moradores dos 11 municípios que fazem parte do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), da Petrobras, na região metropolitana.

De acordo com o coordenador-geral do projeto, Luiz Eduardo Ribeiro da Cunha, há forte demanda por mão de obra nas áreas ofertadas pelos cursos e 20% dos alunos que se destacarem receberão bolsa de R$ 200 por pelo menos quatro meses para fazer estágio.

“Acreditamos que exista demanda em universidades e em algumas empresas privadas, como clínicas veterinárias e de produtos químicos para controle de ratos, baratas e escorpiões, que certamente vão absorver essa mão de obra especializada”, explicou o coordenador.


Outras turmas serão abertas no segundo semestre em cursos como auxiliar técnico de controle de vetores e pragas urbanas, de jardinagem, paisagismo e manutenção em áreas verdes e de monitor ambiental em saúde.

Os dois primeiros cursos estão sendo ministrados no próprio instituto, em Niterói, região metropolitana, mas Luiz Eduardo informou que em julho o núcleo de extensão científica do Vital Brazil será inaugurado em Tanguá, município com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região metropolitana do Rio (0,76).

“A prefeitura cedeu o terreno e vai nos ajudar com recursos para o novo polo. A ideia é treinarmos jovens em situação de risco desse município e viabilizar empregos para região. Além disso, o próprio Comperj vai gerar essa demanda de mão de obra”, declarou o funcionário do Vital Brazil.

Além de Tanguá e Niterói, outros dois polos vão oferecer os cursos: Centro de Integração da Petrobras (em São Gonçalo) e na Fazenda Vital Brazil (Cachoeiras de Macacu).

Para participar o candidato deve ser morador dos municípios citados, estar matriculado no ensino público ou ser egresso de escola pública, com ensino fundamental completo, estar desempregado ou empregado sem carteira de trabalho assinada e ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. As inscrições podem ser realizadas pelo site do instituto.

 

 

Edição: Lílian Beraldo