Apesar de intervenção do BC, dólar fecha em queda pelo quarto dia consecutivo

03/02/2012 - 19h00

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Mesmo com a primeira intervenção direta do Banco Central (BC) no câmbio em cinco meses, o dólar fechou em queda pelo quarto dia consecutivo. A moeda norte-americana encerrou o hoje (3) em R$ 1,7171 na venda, com queda de 0,27%. Na semana, o dólar acumula baixa de 1,24%. No ano, a desvalorização chega a 8,10%.

Pela manhã, o BC retomou as compras de dólares para tentar conter a queda da moeda norte-americana e engordar as reservas internacionais. O valor da operação, no entanto, não foi divulgado. Desde 13 de setembro do ano passado, a autoridade monetária não intervia no câmbio de forma direta.

No leilão desta sexta-feira, o BC comprou dólares no mercado a termo, cuja liquidação ocorre em data futura anunciada no momento da operação. Nas compras à vista, o pagamento é feito em dois dias úteis. De acordo com o Banco Central, as aquisições do leilão de hoje só serão liquidadas em 20 de março. Desde 26 de julho de 2011, a autoridade monetária não promovia leilões dessa modalidade.

 

Edição: Aécio Amado