Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A Associação Paulista de Supermercados (Apas) assinou hoje (3) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Procon de São Paulo e o Ministério Público Estadual para que os supermercados continuem a fornecer sacolas plásticas por mais 60 dias. A distribuição das embalagens havia sido interrompida no último dia 25 em 150 cidades do estado.
Além disso, o acordo prevê que os supermercados ofereçam sacolas reutilizáveis com o preço de até R$ 0,59. Essas sacolas serão distribuídas gratuitamente no dia 15 de março, Dia do Consumidor. E por um ano, os operadores de caixa vão avisar aos clientes, antes de passarem os produtos, que as sacolas descartáveis não serão mais fornecidas (dentro de 60 dias) ou pararam de ser oferecidas.
O fim da distribuição das sacolas plásticas faz parte da campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco. A ideia é contribuir para a diminuição de um problema ambiental causado pelo descarte das 2,4 bilhões de sacolas plásticas distribuídas todos os meses no estado.
Edição: Rivadavia Severo