Finep apresenta proposta para funcionários em greve

14/01/2012 - 17h24

Da Agência Brasil

Brasília – A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) divulgou nota em que afirma que apresentou proposta aos funcionários da agência de fomento à inovação, em greve desde o último dia 11.

A respeito da reivindicação de equiparação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) à da categoria bancária, a Finep disse que, com autorização do Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest), ofereceu um novo percentual. O aumento vai representar cerca de 95% do máximo estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CCT). No entanto, a oferta de reajuste da PLR está condicionada ao encerramento da greve.

Já a concessão de abono salarial não foi autorizada pelo Dest e a “direção da empresa não tomará nenhuma decisão que contrarie orientações de governo”. Além disso, a agência de inovação disse que cumpre o estabelecido pela CCT, acordado em 2011 e que vai vigorar até este ano. “A CCT é a principal referência para as negociações desde 2007, quando foi assinado o primeiro acordo com o Sindicato dos Bancários”.

A Finep destacou ainda que o “ reajuste salarial de 9% foi pago, como estabelecido pela CCT, com a concordância dos representantes dos trabalhadores na mesa de negociação”. A empresa também se compromete a promover “melhorias significativas” na saúde coletiva dos funcionários. Com esse objetivo, foi nomeada a Comissão Interna de Saúde, com representação dos trabalhadores, que começa a trabalhar já na próxima semana.

Os funcionários da Finep estão em greve desde a última quarta-feira (11). Nova assembleia para avaliar os rumos do movimento grevista está agendada para ocorrer na próxima segunda-feira (16), em frente à sede da Finep, no Rio de Janeiro.
 

Edição: Lana Cristina