Amorim participa de sobrevoo sobre áreas de risco no Rio

13/01/2012 - 12h29

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As Forças Armadas estão mais preparadas para auxiliar vítimas de desastres naturais do que há um ano, quando centenas de pessoas morreram no Rio por conta das chuvas de verão. A afirmativa é do ministro da Defesa, Celso Amorim, que se reuniu hoje (13) com o comandante militar do Leste, general Adriano Pereira Júnior, no Rio, para avaliar a situação da chuva que atingiu os estados do Rio, Espírito Santo e de Minas Gerais.

“Claro que sempre existe alguma carência, sempre seria bom ter mais, mas acho que estamos muito mais preparados do que no ano passado e um elemento essencial, por exemplo, é o lançamento de pontes, vamos continuar adquirindo equipamento que nos ajudará. O sistema de alerta também está funcionando melhor, o que possibilitou evitar algumas tragédias”.

Em seguida, Amorim participou de um sobrevoo sobre as áreas de risco de Sapucaia, no centro-sul fluminense,de Itaipava, Friburgo, Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, na região serrana.

“Essa é uma instrução da presidenta: estarmos presentes e vermos efetivamente o que ocorre. Felizmente, a situação está melhor. Mas precisamos estar preparados e saber de que maneira agir, sempre em coordenação com a Defesa Civil”, explicou o ministro.

Edição: Graça Adjuto