Maioria das pessoas ameaçadas por água de dique que se rompeu já foi retirada da região atingida, diz prefeita de Campos

05/01/2012 - 21h13

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A prefeita de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, Rosinha Garotinho disse no fim da tarde de hoje (5), que a maioria das famílias que moram nas proximidades da localidade de Três Vendas já foi removida com segurança. Segundo ela, a Secretaria de Assistência Social está cadastrando as famílias desalojadas e encaminhando-as para abrigos da prefeitura.

“Nós estamos armando tendas para as pessoas ficarem. Estamos tirando as pessoas. Algumas resistem e não querem sair de suas casas. Depois de muita insistência, de mostrar o perigo, nós pedimos que essas pessoas assinem um documento se responsabilizando pelo perigo”.

Ainda de acordo com Rosinha Garotinho, no trabalho de remoção das famílias a Secretaria de Serviços Públicos tem o apoio da Defesa Civil do estado e do município, além da colaboração de militares do Exército e homens do Corpo de Bombeiros. Vinte e dois caminhões foram disponibilizados para o trabalho de retirada das pessoas e seus pertences.

“As pessoas estão indo para abrigos. Vamos montar uma estrutura da Saúde no alto do morro para atender aos moradores da localidade. Estamos tomando todas as medidas de prevenção para que estas famílias não sejam atingidas”.

Segundo ela, inicialmente foi cogitada a possibilidade de instalar pedras para contenção da água e proteção da localidade, mas foi constatado que isso é inviável de ser feito diretamente na pista da BR-356, que liga a região ao estado de Minas Gerais. Ela informou que a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, se colocaram à disposição do município.

“A ministra da Casa Civil entrou em contato com o Garotinho [deputado federal Anthony Garotinho, marido da prefeita] hoje, colocando o governo à disposição. Vamos mostrar a ministra que não é só na estrada [BR-356 que teve parte da pista levada pela enxurrada], mas nós temos reparos importantes que precisam ser feitos no dique da cidade que protege todo o Rio Paraíba que tem problema, que nós já apresentamos, por meio da Defesa Civil, o problema. Até agora não tivemos e nenhuma ação, e nós vamos voltar a mostrar para ver se conserta. Eles estão cientes desse problema”, declarou.

Rosinha Garotinho disse ainda que ao assumir a prefeitura de Campos, em 2009, “eram 23 mil pessoas desabrigadas, e que foram construídas mais de 3,3 mil casas do Programa Morar Feliz, retirando milhares de pessoas das áreas de risco”.

A localidade foi alagada após o rompimento de um dique na rodovia BR-356, que funcionava como uma barreira para conter as águas da enchente do Rio Muriaé, em Minas Gerais. Esta é a segunda vez que o dique se rompe no mesmo lugar. A primeira vez foi em 2008.

 

Edição: Aécio Amado