Rio teve 140 mortes por dengue no ano passado

04/01/2012 - 19h58

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O estado do Rio de Janeiro teve 168.242 casos de dengue registrados em 2011. Durante todo o ano, 140 pessoas morreram vítimas do vírus da doença. A Secretaria de Estado de Saúde divulgou hoje (4) o balanço dos casos de dengue notificados nos 92 municípios fluminenses, no ano passado.

O maior número de mortos foi registrado na capital fluminense, com 51 vítimas. As cidades da região metropolitana do Rio também tiveram mortes registradas. Foram 17 pessoas em São Gonçalo, nove em Duque de Caxias, oito em Nova Iguaçu e seis em São João de Meriti.

O município de Volta Redonda, na região do Médio Paraíba, teve quatro vítimas; Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, 3; e Cabo Frio, na Região dos Lagos, dois mortos.

A partir de agora, a Secretaria de Saúde informa que, ao longo de todo o verão, os boletins dos casos de dengue, antes quinzenais, passarão a ser divulgados semanalmente.

Para evitar uma epidemia de dengue neste verão, a secretaria lançou, no ano passado, a campanha “10 Minutos contra a Dengue”, com a finalidade de conscientizar a população para o engajamento no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular as pessoas a investir dez minutos da semana eliminando possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

A campanha foi elaborada em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar a doença, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentou em 2004 e 2005.

Edição: Lana Cristina