Secretário de Segurança do Rio garante que já oferece segurança a deputado ameaçado de morte

31/10/2011 - 20h10

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, enviou hoje (31) ofício à Presidência da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) informando que o estado já oferece segurança ao deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL). O ofício é uma resposta ao anúncio feito por Freixo de que vai deixar o país em virtude das ameaças de morte que está recebendo.

No ofício, a secretaria também informou que está pronta para garantir a segurança do filho de Freixo, a partir de novembro, conforme pedido feito no dia 26 pelo parlamentar. Beltrame também destacou que o governo está combatendo as milícias no estado e citou, como exemplo desse esforço, a prisão de 598 milicianos desde 2007.

“A Secretaria de Segurança tem como estratégia focar a repressão nos líderes dessas quadrilhas, de maneira a enfraquecer essas ações criminosas”, informa o secretário em nota. E garante que a secretaria investigou todas as ameaças feitas ao deputado.

Freixo presidiu, em 2008, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Milícias, que denunciou mais de 200 pessoas, entre policiais, empresários, líderes comunitários e políticos, de fazer parte de grupos paramilitares em comunidades carentes do Rio de Janeiro.

Edição: Vinicius Doria