Artesãos da região serrana do Rio participam de cursos de capacitação

27/10/2011 - 19h56

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O governo do Rio de Janeiro está promovendo cursos de capacitação para artesãos da região serrana, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com o objetivo de prepará-los para atuar na gestão da produção e negociação dos produtos.

As aulas ocorrem na Secretaria de Cultura de Nova Friburgo e integram o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). Técnicos do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (UnB) são responsáveis por ministrar o curso.

Os alunos aprendem noções teóricas e práticas de referências culturais do artesanato, conceitos de marketing, planejamento, associativismo e cooperativismo, além de formação de preços e empreendedorismo. A carga horária é 40 horas. Para a subsecretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Dulce Ângela Procópio, as aulas são importantes para passar o conhecimento de mercado aos alunos. “Não adianta fazer um produto de excelente qualidade se esse produto não chegar à ponta, a quem interessa, que é o cliente”.

A subsecretária ressaltou a importância do curso de empreendedorismo, no qual os alunos são submetidos à prática de oratória e persuasão. O objetivo é capacitar o artesão para atuar com o público-alvo.

"É importante que o artesão tenha esses conhecimentos para levar os produtos para fora da região. Sem esquecer também que, por estar em uma região bastante demandada por turistas, eles podem aproveitar para vender [os produtos], seja em hotelaria, em restaurantes ou nas feiras”, disse Dulce. Os cursos terminam nesta sexta-feira (28).

Edição: Vinicius Doria