Depois de uma semana na Europa, Dilma desembarca em Brasília e passa o dia no Alvorada

09/10/2011 - 10h40

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff chegou na madrugada de hoje (9) à Base Aérea de Brasília, depois de passar uma semana visitando três países da Europa – Turquia, Bulgária e Bélgica. Segundo a assessoria da Presidência da República, Dilma não tem compromissos oficiais neste domingo, mas amanhã (10) retoma uma série de reuniões no Palácio do Planalto. À tarde, comanda reunião de coordenação política.

A previsão é que ela passe o dia hoje no Palácio da Alvorada, residência oficial. Não há reuniões nem conversas agendadas. No entanto, a semana da presidenta começa com uma série de discussões.  

Nesta segunda-feira, o primeiro encontro do dia será com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Na viagem  à Europa, o assunto que dominou a pauta foi a crise econômica internacional. Dilma disse que o Brasil se dispõe a cooperar com os europeus, mas lembrou que as medidas devem ser associadas às políticas sociais e sem exageros.

Dilma se reúne também com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Um dos temas abordados por eles deve ser a questão dos royalties do petróleo. O governo tem como desafio resolver o impasse entre os estados produtores e não produtores na redistribuição dos royalties.

A controvérsia se acirrou nos últimos dias. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que o assunto deve ser tratado como uma questão federativa e não de orientação partidária. Ao mesmo tempo, seu trabalho tem sido o de viabilizar a tramitação mais tranquila possível do projeto do senador Wellington Dias (PT-PI), definido como base para as negociações.

*Colaborou Marcos Chagas.//Edição: Graça Adjuto