Portaria estabelece diretrizes para instalação de sala de estabilização em urgências do SUS

04/10/2011 - 20h49

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Uma portaria publicada hoje (4) no Diário Oficial da União estabelece diretrizes para a implantação de salas de estabilização nas urgências do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a publicação, a estrutura deve funcionar como um local de assistência temporária e qualificada para a estabilização de pacientes em estado crítico ou grave, para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

As diretrizes a serem observadas são estas: as salas de estabilização devem funcionar 24 horas durante os sete dias da semana; a urgência do hospital deve contar com uma equipe interdisciplinar compatível com as atividades prestadas nas salas de estabilização; e o funcionamento das salas deve seguir os protocolos clínicos e procedimentos administrativos estabelecidos e/ou adotados pelos gestor responsável pela unidade de saúde.

A portaria define pacientes em estado crítico ou grave como aqueles que se encontram em risco iminente de perder a vida ou a função de um órgão. Também se enquadram nessa situação pessoas com condição clínica frágil decorrente de trauma e outras condições que exijam cuidado clínico imediato.

Edição: João Carlos Rodrigues