Khadafi desafia opositores e diz que seus aliados manterão reação

24/08/2011 - 7h26

Da BBC Brasil

Brasília – Em entrevista a uma emissora de rádio, o presidente da Líbia, Muammar Khadafi, disse ontem (23) que a saída do quartel-general foi uma "medida tática". Segundo ele, resta aos aliados vencer os rebeldes ou "morrer como mártires". No mesmo momento em que concedia a entrevista,  ataques com mísseis e tanques foram registrados na capital, Trípoli, e em outras localidades.

O paradeiro de Khadafi ainda é desconhecido. O pronunciamento ocorreu horas depois que os insurgentes contrários ao regime invadiram o complexo governamental de Bab Al Azizia - uma das poucas áreas que aparentemente ainda estavam sob controle do governo na capital.

Na entrevista, reproduzida pela rede de TV Al Urubah (favorável ao regime), o líder líbio disse que seu quartel-general foi arrasado por 64 ataques aéreos conduzidos pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – que bombardeia o território líbio de acordo com resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Em entrevista concedida à mesma TV Al Urubah, o porta-voz do governo de Khadafi, Moussa Ibrahim, ameaçou transformar a Líbia em um "vulcão em erupção e uma chama sob os pés dos invasores". Segundo Ibrahim, 6,5 mil voluntários entraram em Trípoli nas últimas seis horas, espalhando-se  em todas as ruas de Trípoli. Ele disse que o governo controla  80% da capital.

Paralelamente, dezenas de disparos de mísseis e morteiros foram registrados Trípoli, segundo relatos de testemunhas à rede de TV árabe Al Arabiya. A mesma emissora informou que a cidade de Ajelat, a oeste da capital, foi alvo de ataques de mísseis e de tanques por parte das forças leais a Khadafi.

Disparos de mísseis também ocorreram na cidade de Misrata, sob controle dos insurgentes, no oeste do país. Ontem, ao anoitecer, centenas de pessoas foram à Praça Verde, no centro da capital, para comemorar a suposta queda de Khadafi. Rebeldes atiraram para o alto, celebrando a tomada do complexo governamental, onde a bandeira verde do regime foi substituída pela tricolor, dos rebeldes.

Após controlar a maior parte de Trípoli, as forças rebeldes romperam ontem o cerco ao quartel-general de Khadafi. Um integrante da oposição informou que toda a superfície do complexo está sob controle das forças opositoras. Especula-se, no entanto, sobre a existência de abrigos subterrâneos no local.

Um busto de Khadafi também foi arrancado de sua base e a cabeça da estátua foi chutada. Cartazes com imagens do líder líbio foram destruídos pelos rebeldes. Além de Trípoli, a cidade portuária de Las Ranuf foi palco de enfrentamentos.