Câmara aprova resolução que remaneja cargos da área administrativa para lideranças partidárias

05/07/2011 - 22h33

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de hoje projeto de lei de resolução da Mesa Diretora da Casa que retira cargos de natureza especial (CNEs) das áreas de administração e também funções comissionadas (FCs) para atender os gabinetes das lideranças partidárias.

Segundo o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), o projeto não aumenta despesas, apenas remaneja cargos da área administrativa para atender os gabinetes das lideranças partidárias. Ao todo são retirados 57 postos da administração, que são repassados para as lideranças.

O projeto que seguirá para promulgação reduz cargos em legendas menores como o P-SOL, que tem apenas três deputados. Atualmente o partido dispõe de 17 cargos de natureza CNE. Com a resolução passa a ter oito cargos. O PT, que é a maior bancada da Casa, com 88 parlamentares, aumenta o número de CNEs, passa de 92 para 104 cargos.

O PMDB e o DEM, que perderam deputados na última eleição, mantiveram o número de cargos nas suas lideranças. O PMDB que elegeu 78 deputados continua com os 92 cargos que da legislatura passada quando tinha 89 deputados. O DEM que reduziu sua bancada na última eleição passando de 65 deputados para 43 permanece com 76 cargos CNEs. O PSDB que tinha 66 deputados e elegeu 53 continua com os mesmos 76 CNEs que tinha no ano passado.
 

 

Edição: Rivadavia Severo