Itamar foi exemplo de dedicação e austeridade, diz Sarney

02/07/2011 - 18h03

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse hoje (2) que o senador e ex-presidente Itamar Franco foi um exemplo de dedicação à vida pública e de austeridade. Para Sarney, a morte de Itamar é uma grande perda para o Brasil.

“Itamar foi um homem que se constituiu em uma das maiores legendas de Minas Gerais e teve uma projeção política nacional que dominou durante muito tempo a vida politica brasileira”, destacou o presidente do Senado, durante entrevista coletiva.

Sarney disse que convidou todos os líderes partidários e alguns senadores amigos de Itamar para ir ao velório do ex-presidente. A comitiva sairá de Brasília amanhã (3), às 10h, em direção à cidade mineira.

Ele lembrou que, como presidente da República, coube a Itamar o período difícil de transição com o governo de Fernando Collor de Mello, a quem sucedeu. “Foi ele quem teve oportunidade de estabilizar economicamente o país com o Plano Real que ele editou e que foi continuado por Fernando Henrique Cardoso.”

O presidente do Senado também destacou a austeridade e simplicidade de Itamar. “Ele sempre foi um homem muito correto, muito austero, muito simples e que prezou sempre por viver a vida pública com absoluta austeridade”. Segundo Sarney, até os últimos dias da vida Itamar participou do debate dos problemas do país, procurando sempre cumprir sua missão de senador com grande dedicação.

Edição: João Carlos Rodrigues