Dilma irá ao velório de Itamar, diz Hargreaves

02/07/2011 - 14h49

Iolando Lourenço e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff confirmou que participará do velório do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG), em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Dilma telefonou na manhã de hoje (2) para Henrique Hargreaves, ex-ministro da Casa Civil de Itamar e um dos melhores amigos do senador, informando que participará das despedidas ao ex-presidente.

Segundo Hargreaves, Dilma lamentou a morte de Itamar e disse que o admirava. Em seguida, o ex-ministro falou sobre sua relação com Itamar:  “Eu tinha uma relação mais do que de irmão com ele [Itamar Franco]. Fomos contemporâneos em Juiz de Fora, meu pai foi presidente da Câmara de Vereadores, quando o Itamar era o prefeito.”

Emocionado, Hargreaves tentou desfazer a imagem de polêmico pela qual ficou conhecido o ex-presidente. “O Itamar era de bom trato com todos. Só não podia era pisar no calo dele. Era muito sensível com as pessoas, principalmente aquelas mais humildes. Ele tinha como princípio ficar na dele.”

Com a voz embargada, Hargreaves disse que seu telefone não para de tocar. Ele contou que o senador Fernando Collor (PTB-AL), de quem Itamar foi vice-presidente e acabou assumindo o governo com o impeachment do presidente, em 1992, já telefonou e irá a Juiz de Fora. “O senador Collor disse que gostava muito de Itamar e confirmou que irá ao velório.”

Itamar Franco, de 81 anos, morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), segundo informou o Hospital Albert Einstein, em boletim divulgado hoje. O ex-presidente morreu às 10h15 desta manhã. Mas na madurgada de hoje ele sofreu o AVC, entrou em coma e acabou não resistindo.

Edição: Nádia Franco