Ministro vai debater com senadores situação política na Líbia durante audiência pública

24/03/2011 - 13h29

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, confirmou hoje (24) sua participação na audiência pública da Comissão de Relações Exteriores do Senado para debater a situação política dos países do Norte da África, em especial a Líbia. A audiência está marcada para o dia 30 de março.

A revolta popular contra o regime de Muammar Khadafi, que governa o país há 41 anos, começou em meados de fevereiro. As forças leais a Khadafi oprimiram de forma violenta as manifestações, o que levou o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a aprovar a criação de uma zona de exclusão aérea na Líbia na última quinta-feira (17). Desde então, as forças de coalizão, lideradas pelos Estados Unidos, pela França e pelo Reino Unido, têm feito seguidos ataques aéreos ao país.

Na reunião de hoje, a Comissão de Relações Exteriores do Senado também aprovou requerimento de Francisco Dornelles (PP-RJ) para que o chanceler compareça em um outro dia ao Senado para fazer uma explicação a respeito da política externa do novo governo. Essa reunião está agendada para o dia 19 de maio.
 

Edição: Lílian Beraldo