União Europeia aprova restrições às empresas de petróleo da Líbia

23/03/2011 - 14h52

Da Agência Lusa

Brasília – A União Europeia – formada por 27 países – ampliou hoje (23) as sanções ao regime do presidente da Líbia, Muammar Khadafi. As restrições atingem diretamente a companhia de petróleo líbia, a NOC, e as filiais da empresa. É o quarto pacote de sanções europeias à Líbia desde o início da crise no país, em 15 de fevereiro. A medida entrará em vigor manhã (24).

Peritos dos 27 país que integram o bloco concluíram pela decisão depois de análises técnicas, segundo informações internas. O objetivo é alinhar as sanções europeias à Líbia às adotadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, na semana passada.

A expectativa é que, com as restrições à empresa de petróleo e suas filiais, o grupo de Khadafi seja atingido em decorrência de dificuldades para financiamentos, por exemplo. Ontem (22) o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos decidiu ampliar as sanções econômicas norte-americanas contra o regime líbio a 14 empresas identificadas como filiais da companhia petrolífera líbia.

As sanções anteriores, impostas pela União Europeia à Líbia, incluem o congelamento de bens de colaboradores próximos a Khadafi e à sua família, além de entidades líbias, como o Banco Central e o Fundo Soberano.