Lula participa de cerimônia de início das transmissões de TV do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

23/08/2010 - 23h05

Daniel Mello

Repórter da Agência Brasil

 

São Bernardo do Campo (SP) - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje (23) que somente a sociedade pode fazer restrição ao trabalho dos meios de comunicação. “Jornais, revistas, emissoras TV e de rádio e portais de internet hoje tem plena liberdade para publicar e veicular o que bem entenderem”, ressaltou ele, ao participar da cerimônia que marcou o início das transmissões da TVT, emissora de televisão do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista. “Sempre faço questão de repetir que o único juiz da imprensa é o público”, afirmou Lula.

 

Segundo o presidente, a população é capaz de avaliar sozinha a qualidade dos serviços prestados pelos veículos de comunicação. “O brasileiro está cada vez mais consciente, sabe discernir o que é informação e o que é distorção dos fatos”, destacou Lula, ao ler discurso de cerca de dez minutos.

 

O presidente disse ainda que a inauguração de uma TV controlada por um sindicato “dá vigor novo” à democracia. “Setores que antes não se viam representados nos meios de comunicação passaram a ter vez e voz.”

 

De acordo com Lula, o desafio da TVT agora é conquistar audiência por meio com uma programação de qualidade. “Se temos uma televisão hoje, é porque queremos ter conteúdo e qualidade, além de informar o povo com mais isenção do que ele está sendo informado.”

 

A concessão de uma canal de TV era reivindicada pelo Sindicato dos Metalúrgicos há mais de 20 anos. A emissora vai oferecer diariamente uma hora e meia de programação própria, além de retransmitir a programação da TV Brasil.

 

Participaram da abertura da inauguração da TVT o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, e a presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel.

 

Edição: João Carlos Rodrigues