Da Agência Lusa
Madri - O Reino Unido apresentou hoje (26) uma nota de protesto às autoridades espanholas depois de agentes da Guarda Civil terem aberto uma mala diplomática britânica enquanto era transportada, na sexta-feira passada (21), de Gibraltar para a Espanha. O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, por meio de porta-voz, considerou que a abertura da mala é uma "grave violação" dos princípios da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas.
Por isso, a embaixada britânica em Madri apresentou um protesto formal ao Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol. “Pedimos às autoridades espanholas que investiguem o que ocorreu e tomem medidas para assegurar que não volte a ocorrer", informou o porta-voz, considerando, em declarações a agências internacionais, que não há qualquer justificativa para violar a Convenção de Viena.
"A correspondência oficial e as malas diplomáticas são invioláveis. Levamos muito a sério qualquer denúncia de abuso dos protocolos relativos à correspondência oficial e à mala diplomática”, enfatizou.
Fontes diplomáticas espanholas asseguraram à Lusa que “de acordo com a convenção, o envio não era uma mala diplomática, porque não cumpria os requisitos” para tal efeito.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Espanha não se manifestou a respeito do caso e não confirmou o recebimento do protesto britânico ou as circunstâncias em que a mala foi aberta. Até o momento desconhece-se como ou por quem a mala estava sendo transportada.
A Lusa não obteve nenhum comentário da embaixada britânica em Madri.