Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) aumentou 2,8%, em setembro, na comparação com agosto. Em uma escala de 0 a 200, a medição atingiu 136,7 pontos ante 133 pontos, segundo levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
A pesquisa mostra, no entanto, uma diferença de percepção dos consumidores de acordo com a faixa de renda. Na faixa dos que ganham menos de dez salários mínimos, a confiança aumentou 5,9% em relação a agosto passado e diminuiu 9,7% na comparação com setembro de 2012. Já no grupo com rendimento acima de dez salários mínimos, ocorreram quedas de 3,8% na variação mensal e de 21,5% ante setembro de 2012.
As consultas foram feitas com 2,1 mil consumidores e, em média, os entrevistados mostraram maior confiança nos dois indicadores que compõem o ICC. O índice sobre a percepção em relação à situação atual da economia subiu 4,8% e atingiu 139,5 pontos. O que mede as projeções para o futuro aumentou 1,4% e ficou em 134,9 pontos.
Edição: Juliana Andrade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil