Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A nomeação do embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado para o cargo de ministro das Relações Exteriores está publicada na edição de hoje (28) do Diário Oficial da União, em atos da Presidência. O texto traz ainda a exoneração do diplomata da função de representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU).
Figueiredo Machado substitui Antonio Patriota, que ficou dois anos e oito meses no cargo e que assume o posto de representante do Brasil na ONU, antes ocupado pelo novo chanceler. A nomeação de Figueiredo Machado pela presidenta Dilma Rousseff foi anunciada há dois dias.
A substituição de chanceleres foi definida anteontem (26) em meio à crise causada pela retirada do senador boliviano de oposição, Roger Pinto Molina, abrigado por 455 dias na Embaixada do Brasil em La Paz (capital boliviana).
A saída do parlamentar foi organizada pelo diplomata Eduardo Saboia, encarregado de negócios (equivalente a embaixador interino) na Bolívia. Porém, para setores do governo, como a decisão foi tomada aparentemente de forma pessoal, houve quebra de hierarquia.
O novo ministro das Relações Exteriores é diplomata de carreira e foi o negociador-chefe da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho do ano passado, no Rio de Janeiro. É um especialista em temas ambientais e de desenvolvimento de sustentabilidade.
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil