Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Os arrombamentos e assaltos a banco somaram 1.484 ocorrências em todo país no primeiro semestre de 2013, um aumento de 17,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os números estão na 5ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, elaborada pela Confederação Nacional dos Vigilantes e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, e foi divulgada hoje (22), em São Paulo.
Os dados levam em conta notícias divulgadas na imprensa, estatísticas de secretarias de Segurança Pública e informações de sindicatos e federações de vigilantes e bancários.
Do total de ocorrências, 431 foram assaltos, consumados ou não, e 1.053 se referem a arrombamentos de agências, postos de atendimento e caixas eletrônicos. No primeiro semestre de 2012, foram anotados 1.261 ataques, sendo 377 assaltos e 884 arrombamentos. São Paulo é o estado que lidera o ranking, com 334 ataques registrados. Em segundo lugar aparece Minas Gerais, com 170, seguido pelo Paraná (118), Bahia (117) e Paraíba (95).
Uma pesquisa anterior apontou que 30 pessoas morreram em assaltos envolvendo bancos no primeiro semestre deste ano, aumento de 11,1% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil