Vinicius Lisboa
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Cantores católicos estão se apresentando agora no palco da Praia de Copacabana onde ocorrerá, a partir das 18h, a abertura oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Antes de começar o show, os apresentadores rezaram o Pai Nosso, em português, convocando os peregrinos a acompanhar a oração, cada qual em seu idioma. Em seguida, foi exibido nos telões o clip da JMJ, destacando os pontos turísticos da cidade, como o Corcovado e a Escadaria Selarón, na Lapa.
Carlos Rodrigues e a mulher Ivanete são de Belo Horizonte e trouxeram os dois filhos, de 11 e 7 anos de idade, para acompanhar a JMJ. A família está aproveitando o evento para conhecer o Rio e já visitou muitas igrejas, principalmente no centro da cidade. Na avaliação de Ivanete, o tempo chuvoso hoje no Rio não tirou o ânimo da família.
“Esta chuva não está atrapalhando em nada, para nós está sendo uma chuva de benção, porque temos crianças pequenas e não queremos que elas fiquem no sol”, disse. Carlos ressaltou a importância do evento para a formação espiritual dos filhos. “Viemos em família por uma questão espiritual. É muito importante trazê-los aqui e ver o que eles estão aprendendo”, declarou.
À medida em que se aproxima a hora de abertura oficial da jornada, aumenta o movimento de peregrinos em direção à orla de Copacabana. Os trens do metrô chegam lotados à Estação Cardeal Arcoverde. No percurso até a praia, feito através da Rua Rodolfo Dantas, é grande a quantidade de pessoas. Os bares e restaurantes da orla também estão lotados.
A prefeitura do Rio montou um esquema especial para a abertura da JMJ, envolvendo vários órgãos municipais. Os peregrinos contam em Copacabana com sete postos de assistência médica, com um total de 67 leitos. Ao todo, trabalharão nos postos, até a meia-noite, 91 médicos, 28 enfermeiros e 91 técnicos de enfermagem. Segundo a prefeitura, 60 ambulâncias, sendo 50 equipadas com unidade de tratamento intensivo, estão à disposição para eventuais transferências de pacientes.
A Guarda Municipal está com 769 homens, atuando no ordenamento urbano e na fiscalização do trânsito no bairro. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) convocou 1.100 garis, distribuída ao longo da orla e ruas próximas. A remoção do lixo será feita por uma frota de 15 caminhões compactadores e 20 basculantes.
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Começa plantão judiciário no Rio durante a Jornada Mundial da Juventude
Jornada da Juventude tem participação de 355 mil peregrinos inscritos
Jornada Mundial da Juventude começa oficialmente no Rio com Feira Vocacional
Quinta da Boa Vista recebe a Feira Vocacional do primeiro dia da Jornada Mundial da Juventude
Enviado da ONU se reúne com participantes da Jornada Mundial da Juventude